Dog Dog & Cat Cat

Pet Shop, Hotel, Banho e Tosa no Bairro Anchieta – BH/MG

Animais de companhia ou membros da família?

Deixe um comentário

Cães e gatos sempre estiveram junto com os humanos, especialmente na condição de trabalhadores: o cão era o vigia da casa e o gato caçava, matava e comia os ratos que infestavam as residências. Geralmente, os cães ficavam presos nos canis, sendo soltos à noite para cumprirem com sua função. Em muitos casos, tudo o que recebiam era alimento e água. Os gatos, por outro lado, eram criados soltos para que pudessem caçar durante todo o dia.

Aos poucos as relações entre os humanos e seus animais começaram a mudar. De animais trabalhadores passaram a animais de companhia, para conquistarem, mais recentemente, a posição de membros da família. Este aspecto tem se intensificado, ultimamente, tornando-se objeto de estudos de várias ciências (sociologia, antropologia, psicologia, etc.).

Pelos de animais

Para muitas pessoas, essa afinidade com seus animais deve-se ao fato de que eles não exigem, não julgam e, principalmente, amam incondicionalmente. Essa relação faz vibrar no ser humano o que ele tem de melhor: lealdade, amizade, amor. A presença de um animal em casa traz inúmeros benefícios à saúde física, mental e psicológica dos seus donos, ajudando a superar dificuldades, depressão, doenças físicas e favorecendo o contato entre as pessoas, aproximando-as. O carinho que um animal faz (lamber, fazer festas, roçar o corpo do dono) também cria um ambiente de intimidade que tranquiliza e acalma. E se tudo isso não bastasse, os animais ainda proporcionam aos seus humanos atividades físicas, tão necessárias em nossas vidas sedentárias!

Há várias raças que são usadas como cães de trabalho, embora estes cães recebam cuidados e afeto de seus donos como verdadeiros amigos que são. Os cães-guia são usados como acompanhantes de pessoas com necessidades especiais; hospitais recebem cães treinados para visitação a doentes, os cães terapeutas, com sensíveis melhoras nestes pacientes; a polícia usa cães para acompanhar os policiais e até localizar drogas; e há cães que podem farejar câncer em seres humanos, possibilitando tratamento adequado antes da doença se manifestar proporcionando grande percentual de cura.

Mas, nem tudo são flores na convivência entre homens e animais. Quantas pessoas compram ou adotam um cãozinho, especialmente os filhotes, pois os acham “lindinhos, fofinhos, tão gostosos de carregar e acariciar”, mas não se preocupam em conhecer suas necessidades e, à medida que o animal cresce, perdem o interesse por ele. Animais idosos também são vistos como estorvo ou, se adoecem, como um gasto que o dono não está disposto a pagar. O abandono nem sempre se dá deixando o animal na rua… há animais abandonados dentro de casa, sozinhos, sem carinho, sem afeto. Eles também podem desenvolver depressão e podem, eventualmente, vir a óbito por isso.

No extremo oposto está a humanização do animal. Ele pode muito bem ser considerado como membro da família, mas precisa ser tratado de acordo com suas necessidades e suas tendências naturais. Eles precisam de distração e passeios, mas, também, de cuidados como: telar janelas para evitar fugas, levar ao veterinário, banhar, castrar, cuidar da higiene dos dentes, entre outras coisas. Cães são animais que vivem em grupos, ou matilhas, e gostam de sentir-se como parte da matilha humana, mas precisam de limites; e gatos são animais territoriais e que precisam ter lugares onde subir (prateleiras, escadas, etc.) para que possam observar o ambiente de cima, além de precisarem de brinquedos para arranharem ou que estimulem sua característica de caçadores.

pets-em-casa

A guarda responsável de um animal envolve alegria, convivência, carinho, amizade, longos anos juntos, e também levar ao médico, estar sempre em dia com as vacinas, castrar, levar para tomar banho, limpar a casa quando o animal urina ou defeca, alimentar, hidratar, ou seja, é realmente como se a família crescesse para receber mais um membro, só que de quatro patas!

Seja feliz com seu amiguinho e trate-o com todo o respeito que ele merece, pois ele vai amar você incondicionalmente!

A DOG DOG & CAT CAT FAZ A DIFERENÇA NA SAÚDE ANIMAL!

Anúncios

Autor: Dog Dog & Cat Cat

Somos uma pet shop preocupada com a segurança, o conforto e a saúde de nossos clientes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s